O Cartório no Mundo

Muita gente acha que só existem Cartórios no Brasil. Não é bem assim. A prática de formalizar e reconhecer como autênticos os atos particulares existe em todos os países do mundo. A grande maioria adota sistemas similares ao nosso.

São funções do Registrador e Tabelião aconselhar as partes de maneira imparcial e confeccionar o documento com a presunção de legalidade do ato firmado. Somente o Registrador e o Tabelião que tem a necessária Fé Pública concedida pelo Estado para dar a garantia de que o documento particular é autêntico.
 
O Sistema Registral e Notarial Civil vigora em países desenvolvidos como Espanha, Itália, França, Alemanha, Japão, Canadá e China, além de mais de 100 outros países.
 
O Registro Civil e Tabelionato de Notas é uma estrutura jurídica a serviço do cidadão e do estado. O Oficial é o profissional do direito, aprovado em concurso público, encarregado de escrever em sua serventia, de por no papel, ou em documento eletrônico, em linguagem jurídica precisa, a vontade das partes.